A Fisioterapia

"Centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo; utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas, e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar, utentes/clientes com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida".

Ministério da Saúde-Dec.Lei nº261/93 de 24 de Julho

O Fisioterapeuta

•Colabora na recuperação, aumento e manutenção das capacidades físicas dos doentes bem como na prevenção da incapacidade, utilizando técnicas específicas da profissão;
•Colabora no diagnóstico mediante a avaliação dos doentes, identificando as áreas lesadas;
•Elabora programas adequados de tratamento com o fim de ajudar os doentes a reconquistarem ou aumentarem as suas capacidades físicas utilizando diferentes técnicas tais como terapia pelo movimento, técnicas manipulativas, electroterapia, incluindo o frio e o calor, e ainda outras técnicas mais evoluídas de facilitação neuromuscular;
•Ensina aos doentes o modo de proceder mais adequado, consoante o seu estado;
•Trata doentes de diferente patologia tais como ortopédica, respiratória cardio-respiratória, neurológica e reumatológica , individualmente ou em grupo;
•Pode fazer parte de uma equipa de reabilitação juntamente com outros técnicos aplicando os conhecimentos específicos da profissão.

Assistência Domiciliar

A Organização Mundial da Saúde define Assistência Domiciliar como "a provisão de serviços de saúde por prestadores formais e informais com o objectivo de promover, restaurar e manter o conforto, função e saúde das pessoas num nível máximo, incluindo cuidados para uma morte digna. Serviços de assistência domiciliar podem ser classificados nas categorias de preventivos, terapêuticos, reabilitadores, acompanhamento por longo tempo e cuidados paliativos".
O Atendimento Domiciliar é um serviço oferecido aos pacientes que apresentam dificuldades para realizar a sua Fisioterapia em clínicas, Hospitais e Ambulatórios de Saúde. Seja por motivos de transporte, tempo, distância ou condições físicas, entre outros.
O Fisioterapeuta atende, trata e reabilita na casa do paciente, de acordo com suas necessidades, distúrbios Neurológicos (AVE, TCE, Paralisia Infantil, Parkinson, etc), Ortopédicos (fracturas, entorses, contusões, etc), Respiratórios (Asma, DPOC, Bronquite,etc).

 
 
       
  Fique a conhecer os nossos profissionais de sade licenciados que lhe podem prestar cuidados de Fisioterapia.   Aqui poder conhecer um pouco mais sobre o que a Fisioterapia e qual a utilidade no nosso dia a dia.   Alguns links utis sobre a Fisioterapia, Sade e Bem Estar.  


FisioClick - Todos os direitos reservados - 2012